Não sei bem quem ou o que sou. Ainda tento desvendar meus próprios segredos. Sempre descubro alguma coisa a meu respeito. Estou me autoconhecendo aos poucos.

quinta-feira, 31 de março de 2011

QUE SOTAQUE É ESSE? (Minha homenagem aos gaúchos)




Que sotaque é esse
Que me tomas tanta atenção?
Sotaque cantado, falado
Digno de perfeição.
Palavras corretas, concretas
Lindo como ele só!
"Báh", "guria", "tchê",
Pra mim, pra "ti",
"Tu", não pra você.
Ah, que sotaque gostoso
Como posso não me encantar?
"Tri", "chamego", "pelego"
Ah, como é bom te escutar...
Gaúcho é "tribom", "trilegal",
Se está contente é "trifeliz".
Tem fama de ser grosso
Porque tudo o que pensa diz.
Ah, gaúcho meu sossego
Termina ao te ouvir falar
Quando me chama "mineira", "guria"
E começa a "prosear".
E gaúcho, tuas palavras
Começam a me intrigar...
Pão francês é "cacetinho"?
Que maneira de se expressar..
Mas gaúcho, é "trimaneiro"
É "trigostoso" te escutar.
Mas até na tua escrita
Repetes o que vives a falar.
Ai, com essa tua pronúncia
Judias muito de mim
Adoro quando dizes:
"Estou com saudades de ti!"
"Barbaridade", gaúcho... me derrubas por completo
Quando te diriges a mim...
Adoro demais teu sotaque
Precisas falar assim?
Ah, gaúcho, tenho certeza
Que errei de região
Não podia ser mineira,
Não tenho vocação.
Certo mesmo seria
Eu nascer bem mais perto
Bem mais próxima
Pertinho de teu coração.


Cyssa Amaral
31.03.2011

Um comentário:

Anônimo disse...

Que lindo, amei